Apresentação

VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

16-18 de janeiro de 2019

 

 O Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, através do Grupo Gramática & Texto e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada, Ensino e aprendizagem de Línguas, respetivamente, têm o prazer de anunciar a realização do VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas. O VI FLAEL realizar-se-á na NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal), de 16 a 18 de janeiro de 2019, e terá como tema: Perspetivas didáticas e formativas em Gramática e Texto.

Na versão luso-brasileira, o FLAEL coloca em cena questões que focalizam o ensino e a aprendizagem de línguas, ressaltando a relação gramática e texto no espaço da sala de aula, tanto no âmbito do Ensino Superior como no de outros níveis de ensino – Educação Básica e Educação Infantil, no Brasil; Ensino Básico (1º, 2º, 3º ciclos) e Secundário, em Portugal. Essa problematização tomará forma através dos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1. Da gramática ao texto: como contribui o ensino da gramática para a aprendizagem da leitura e da escrita? 

Eixo 2. Do texto à gramática: como potenciam as diferentes práticas textuais um conhecimento explícito do funcionamento da língua?

Em torno destes eixos, acontecerão conferências, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicações individuais e apresentação de pósteres.

Oficinas:

As oficinas serão ministradas por Luísa Alvares Pereira (Universidade de Aveiro) e Mariana Oliveira Pinto (Escola Superior de Educação de Setúbal) e Juliana de Assis e Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes (PUC Minas).

Conferências/Mesas Redondas:

  •  Maria Helena de Moura Neves (Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista – Araraquara)
  • Ecaterina Bulea-Bronckart (Université de Genève)
  • Joaquim Dolz (Université de Genève)